sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Qual o modelo ideal x a realidade das Creches e Escolas da Primeira Infância no Brasil.






Em termos de estrutura física seria algo próximo a um sitio com bastante área verde, árvores, um rio ou cachoeira, com vários tipos de animais e as instalações cercadas por vidro dando á condição dos alunos terem contato com o mundo exterior, porém com o progresso nas grandes cidades torna-se algo praticamente impossível ter uma área como essa ou próxima disso. Vale citar o acesso fácil a informação que modificou radicalmente a busca das famílias pelas instituições de ensino, estabelecendo uma nova realidade que eu classifico como “pedagogia de padaria”, até a década de 90 as famílias buscavam uma escola ou creche seja pública ou particular de acordo com as indicações de seu meio social, tendo como preferência as melhores, mais conceituadas e tradicionais instituições, de lá pra cá a novidade é que a maioria das famílias querem ir comprar o pão e deixar seu filho na escola do lado da padaria, por fatores como trânsito desgastante, falta de um transporte público de qualidade dentre outros. Com isso e a falta de fiscalização diversas instituições irregulares atuam no país a fora, dando mais opções as famílias. Surge então à necessidade gritante de políticas públicas voltadas para as instituições particulares de ensino infantil, profissionais devidamente capacitados, uma fiscalização atuante e se faz necessário também uma verdadeira revolução no entendimento do que é educação pública e privada, que deveriam ser uma só, na busca pelo melhor para os educandos, mas na realidade essa visão encontram-se em uma terra tão tão tão distante.

Publicado na Revista Nosso Bairro (NB PLUS - Edição nº 71 Setembro/2015)

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